28/04/2022
Córrego Matadouro recebe estruturas em concreto pré-moldado para as obras de canalização

As secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos iniciaram nesta quinta-feira (28) mais uma etapa da obra de canalização do córrego Matadouro, na avenida Dr. Lino Nardin Filho, no bairro Jandaia. Estão sendo colocadas no local as estruturas em concreto armado chamado de perfil “L”.

De acordo com o diretor de Obras, engenheiro Alexandre Lasila, esta é apenas uma das muitas etapas que ainda devem ocorrer no trecho. “Os perfis estão sendo instalados por etapa e, simultaneamente, vamos aplicando o concreto. Assim que for concluída esta etapa haverá o aterramento das laterais”, explicou.

A obra que está sendo executada é uma reivindicação antiga dos moradores. A intervenção já contou com o desassoreamento do córrego. Todo o trabalho está sendo acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente, que conseguiu as licenças ambientais para a obra, com apoio da Defesa Civil.

ECONOMIA

Lasila afirmou que as estruturas de concreto armado chamadas de perfil “L”, também são produção própria. Utilizando-se de formas, as moldagens ocorrem na Fábrica de Artefatos de Cimento e Concreto – a popular Fábrica de Postes -, que é vinculada a Secretaria de Obras.

O serviço também está sendo feito exclusivamente com mão de obra das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e recurso financeiro do próprio município. “Tudo isso representa economia e tem proporcionado à Prefeitura de Birigui executar as obras necessárias”, disse.