29/04/2022
Educação de Birigui promove encontro para profissionais que atuam na educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Birigui realizou nesta sexta-feira (29), 1º Encontro de Formação para Profissionais da Educação Infantil Pós-Pandemia do município. A ação ocorreu em dois períodos (manhã e tarde), na Câmara Municipal. Cerca de 600 profissionais estiveram no evento.

“O objetivo foi abordar os novos rumos da educação infantil dentro do contexto pós-pandemia”, ressaltou a secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio. Participaram profissionais de 33 unidades escolares que atendem crianças a partir dos quatro meses de idade até cinco anos completos.

A educadora Emiliana Rodrigues, coordenadora da Oficina Pedagógica da pré-escola, contou que todos os profissionais, independente do cargo que ocupam na etapa da educação infantil, foram convocados para o encontro. A palestra foi comandada pela pedagoga e doutoranda da Unesp, Karolyne Ribeiro Kusunoki, que também é diretora do CEI (Centro de Educação Infantil) Bella Clark Soares.

“Iniciamos o ano com um diagnóstico sobre as lacunas que ficaram na educação infantil por conta da pandemia e, de posse das informações, estamos dando início a esta formação. A ideia é que o trabalho seja progressivo e de suporte para todos os profissionais da rede municipal de ensino, reduzindo ao máximo as angústias causadas dentro ambiente escolar pelos quase dois anos sem aulas presenciais”, explicou Emiliana.

PERMANENTE

A Secretaria de Educação lançou durante o encontro o grupo de estudos permanente, “Infância, Criança, Saberes e Cultura Infantil”, que será desenvolvido com profissionais da educação infantil. Foram abertas 33 vagas, por adesão.

Os encontros terão início em maio e vão ocorrer uma vez por mês, na sala de Oficinas Pedagógicas, no prédio do Centro Administrativo. “A intenção é trazer para o debate estudos científicos sobre a educação infantil, criando uma base teórico-científica destes profissionais da rede municipal”, disse Emiliana.

FORMAÇÃO

A Secretaria de Educação promoveu também nesta sexta-feira o primeiro encontro de formação para estagiários, cuidadores e auxiliares de vida escolar. O objetivo foi repassar orientações para a melhor atuação de cada um no ambiente escolar e no atendimento aos alunos.