02/05/2022
Prefeitura de Birigui retoma nebulização contra o Aedes aegypti pelo bairro Vereador Natal Mazucato

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou nesta segunda-feira (02/05) o trabalho de nebulização de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. O inseticida mata o mosquito em sua fase adulta.

O primeiro bairro a receber o serviço foi o Conjunto Habitacional Vereador Natal Mazucato, onde há alto número de casos de dengue. Na semana passada, uma força-tarefa que reuniu todos os setores da administração pública esteve realizando limpeza e manutenção nas ruas deste bairro.

De acordo com o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), a atividade será feita nas 25 quadras do bairro. A nebulização chega depois de os agentes de saúde e endemias realizarem o BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros) casa a casa, para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

A chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Lobato, lembrou que o mutirão contra o mosquito está sendo reforçado desde o dia 7 de março. O mutirão já percorreu metade da cidade, visitando cerca de 33 mil imóveis, retirando materiais inservíveis com potencial de se tornarem criadouros.

CUIDADOS

O trabalho de nebulização segue nesta terça-feira (3) no Conjunto Habitacional Vereador Natal Mazucato. Conforme a chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, a aplicação do inseticida é mais um dispositivo essencial no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Antes da aplicação do produto, os moradores são avisados pelos agentes que o imóvel será nebulizado. Eles solicitam a saída da pessoa do imóvel e que retorne depois de 15 minutos. É solicitado que portas e janelas fiquem abertas e os alimentos sejam cobertos ou recolhidos.

Animais de estimação (cães, gatos, pássaros etc.) também precisam removidos da residência antes da nebulização. Se houver roupas em varal, a orientação é para que sejam recolhidas. Todas essas orientações são passadas antes da aplicação pelos agentes no momento.

MUTIRÃO

Para esta terça-feira (03) está programada a conclusão do mutirão no bairro Nossa Senhora de Fátima e visita ao Residencial Bosque dos Girassóis e das Azaléias, Jardim Bela Vista e Residencial Mont Blanc. Além de recolher materiais inservíveis, os agentes orientam os moradores.

“Seguiremos com o mutirão pela cidade para eliminar as larvas do mosquito e conscientizar os moradores para não deixar água parada. A nebulização será realizada, preferencialmente, nos locais com alta aglomeração de positivos de dengue, além de casos suspeitos de zika e chikungunya”, esclareceu Aline.

Ao entrar na residência, os agentes solicitam que os moradores façam o acompanhamento de toda a vistoria. Todos os agentes visitam as casas uniformizados com camisetas da Secretaria de Saúde e utilizando crachá de identificação, que consta a foto, nome completo, função, matrícula e RG, além do brasão da Prefeitura.

Em caso de dúvidas, os moradores podem solicitar a apresentação do crachá e ligar na Secretaria Municipal de Saúde, no setor do CCVZ (18) 3643-6274, para confirmar a identificação do profissional e se o mutirão está acontecendo no bairro onde mora.