02/05/2022
Nota pública: Saúde esclarece sobre imagens usadas para acusar falsamente agentes de crime

Estão sendo divulgadas em grupos de WhatsApp imagens retiradas de câmeras de segurança de uma residência no bairro Parque Paineiras expondo e acusando falsamente dois agentes de combate às endemias de Birigui de estarem se passando por falsos agentes para furtar casas.

A chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores esclarece à população que as pessoas que aparecem nessas imagens são profissionais da Secretaria Municipal de Saúde treinados e capacitados para realizarem o trabalho de vistoria de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ação que realizam diariamente nos bairros da cidade.

Conforme a responsável pelo setor, os dois agentes de combate às endemias registraram boletim de ocorrência por calúnia e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil da cidade. As imagens foram divulgadas indevidamente, sem autorização. Portanto, as pessoas que estão compartilhando também podem responder criminalmente.

Reforçamos que ao entrar na residência, os agentes solicitam que os moradores façam o acompanhamento de toda a vistoria. Todos os nossos agentes visitam as casas uniformizados com camisetas da Secretaria de Saúde e utilizando crachá de identificação, que consta a foto, nome completo, função, matrícula e RG, além do brasão da Prefeitura.

Em caso de dúvidas, você pode solicitar a apresentação do crachá e ligar na Secretaria de Saúde (18) 3643-6274 para confirmar a identificação do profissional e se o mutirão está acontecendo no bairro onde você mora.