03/05/2022
Prefeitura de Birigui promove o projeto “Saúde em Movimento” na praça Dr. Gama, no sábado (07)

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, junto com entidades parceiras, promove no sábado (07/05), das 8h às 12h, o projeto “Saúde em Movimento”, na praça Dr. Gama. O objetivo do evento é realizar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças para a população em geral.

O evento marca também o fim das atividades alusivas ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, celebrados em abril. “Nossa intenção é oferecer à comunidade informações de promoção da saúde”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cassia Rita Santana Celestino.

Haverá o circuito da saúde, onde a população terá acesso gratuito a serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar; avaliação antropométrica (peso e altura) com cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea); vacinação de gripe e coleta de exames preventivos no ônibus da Saúde da Mulher.

Profissionais da Secretaria de Saúde também estarão orientando as pessoas sobre temas relacionados à nutrição; atividade física; cuidados contra a dengue e o escorpião; posse responsável de animais; saúde mental e infecções sexualmente transmissíveis, com teste rápido para sífilis.

APRESENTAÇÕES

O Comude e parceiros vão realizar ação de conscientização sobre o autismo, cujo Dia Mundial de Conscientização também foi celebrado em abril. Para o público infantil haverá brinquedos recreativos, distribuição de bexigas azuis, algodão doce e pipocas.

Mas as atividades não param por aí. Durante o Saúde em Movimento haverá apresentações de dança e práticas de atividades físicas realizadas por parceiros do evento; apresentação da Fanfarra da APAE; e encontro de ciclistas.

PARCEIROS

São parceiros do evento o Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Apae de Birigui, Sesi, Sesc, Core Moviment, indústria ITB, Pérola Clube, Igreja Jesus Cristo dos Santos, ACIB (Associação Comercial de Industrial de Birigui), Gráfica VRA Brasil, Unip Araçatuba e secretarias de Educação e de Esportes.