03/05/2022
Prefeitura disponibiliza veterinário para esclarecer produtores na vacinação contra febre aftosa

A Prefeitura de Birigui disponibiliza um médico veterinário para esclarecer dúvidas de produtores rurais sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A vacinação começou oficialmente em 1º de maio e devem ser vacinados todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade.

O veterinário do Departamento de Produção Agropecuária de Birigui, Matheus Moreira Beli, explicou que houve uma inversão no calendário. “A mudança foi estabelecia pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento através de ofício-circular encaminhado aos órgãos executores de sanidade agropecuária nos Estados”, completou.

A contagem final do número de cabeças de animais imunizados no município de Birigui só será possível no final da etapa, que vai até 31 de maio. Os produtores têm até o dia 7 de junho para declarar a vacinação.

Concomitante à vacinação contra febre aftosa, ocorre também a vacinação contra a brucelose. A vacinação é feita em fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. Os prazos para vacinação e para declarar são os mesmos estipulados para a febre aftosa.

SERVIÇO

O Departamento de Produção Agropecuária fica na rua Roberto Clark, 443, Centro. Eventuais dúvidas sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa e brucelose podem ser tiradas com o veterinário Matheus Moreira Beli. As doses das duas vacinas já estão disponíveis para venda nas casas de agropecuária e revendas do município.