05/05/2022
Secretaria de Saúde de Birigui continua realizando mutirão e nebulização para conter a dengue

A Secretaria de Saúde Birigui continua promovendo mutirão para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti e orientar os moradores sobre os cuidados contra o mosquito. As ações de nebulização, para combater o mosquito adulto, também seguem sendo realizadas.

Nesta quinta-feira (05/05), os agentes de saúde estão percorrendo a região central e os bairros Residencial Ipê, Vila Roberto e Vila Guanabara. A nebulização segue sendo executada no Conjunto Habitacional Vereador Natal Mazucato, conhecido como Candeias.

As ações contra o mosquito transmissor da dengue estão sendo reforçadas desde o dia 7 de março no município. O mutirão já percorreu 72 bairros, sendo trabalhados 22.592 imóveis e retirados 54 toneladas de materiais inservíveis que serviam de criadouros. Larvas do mosquito foram encontrados em recipientes em 712 imóveis.

“Estamos em guerra contra o mosquito e os moradores devem nos ajudar, permitindo o trabalho dos agentes e vistoriando diariamente cada cantinho de suas casas eliminando qualquer tipo de recipiente que possa acumular água parada”, pediu a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

CASOS

O município confirmou também a segunda morte por dengue do ano. Um homem de 72 anos, morador da região central, que faleceu no dia 22 de abril e tinha diabetes e hipertensão. Ele apresentou os primeiros sintomas da doença em 17 de abril e foi hospitalizado no dia 20, vindo a óbito dois dias depois.

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que Birigui contabiliza, de janeiro até esta quinta-feira (05/05), 4.530 casos positivos de dengue e outros 29 casos estão em investigação. Duas mortes por dengue estão em investigação. Não foram registrados casos de zika vírus, chikungunya e febre amarela.