06/05/2022
Astronauta Marcos Pontes visita Birigui e ministra palestra comemorativa aos 34 anos da Fateb

O engenheiro e astronauta Marcos Pontes esteve em Birigui nesta quinta-feira (05/05), para ministrar palestra em comemoração aos 34 anos da Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui). Primeiro brasileiro e sul-americano a viajar ao espaço, ele integrou a “Missão Centenário”, em 2006.

A palestra reuniu o prefeito Leandro Maffeis; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; o presidente da Câmara, Cesar Pantarotto Junior; professores e alunos da Fateb e autoridades locais, reunindo cerca de 500 pessoas no Sinbi.

Pontes conduziu o tema “É Possível”, onde apresentou relatos sobre sua trajetória de vida, desde a infância carente na cidade de Bauru, passando pela carreira de piloto de testes e de caça da Força Aérea Brasileira, até chegar ao curso de astronauta da NASA e à missão junto à agência espacial russa.

Segundo o astronauta, sua trajetória de vida foi marcada por muitos estudos, esforços e superações. “Construí oportunidades na vida, que me garantiram experiências muito especiais. Enfrentei desafios diversos, mas minha principal ferramenta é a permanente busca por conhecimentos”, afirmou.

PAINEL

Antes, no período da tarde, Pontes, o prefeito e autoridades participaram da inauguração de um painel pintado na fachada do bloco 3 da Fateb, em alusão à missão especial Centenário. A pintura foi feita a mão pelo artista biriguiense Osiel Gregorio.

O convite para a vinda de Pontes a Birigui foi realizado pela FATEB, que contou com o apoio da ITB Equipamentos Elétricos, Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Solis Solar, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Mundial Editora e Prefeitura de Birigui.