09/05/2022
Secretaria leva serviços de saúde e orientações preventivas à população na praça Dr. Gama

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promoveu no último sábado (07/05), na praça Dr. Gama, o projeto “Saúde em Movimento”, oferecendo gratuitamente à população serviços de promoção de saúde e também orientações para prevenção de doenças.

O evento marcou o fim das atividades alusivas ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, celebrados em abril. O prefeito Leandro Maffeis participou da ação acompanhado da primeira-dama, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; e da secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

“É muito bom poder retornar com os eventos de saúde na praça após momentos críticos que vivemos da pandemia. Esse é apenas o primeiro de muitas ações que ainda realizaremos para a promoção de saúde. Agradeço aos parceiros que nos apoiou nesta importante ação”, disse Maffeis.

Quem passou pela praça pôde passar pelo Circuito da Saúde, sendo oferecida aferição de pressão arterial e glicemia capilar; avaliação antropométrica (peso e altura) com cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea); vacinação da gripe e coleta de exames preventivos no ônibus da Saúde da Mulher.

Profissionais da Secretaria de Saúde também orientaram as pessoas sobre temas relacionados à nutrição; atividade física; cuidados contra a dengue e o escorpião; posse responsável de animais; saúde mental, tabagismo e infecções sexualmente transmissíveis, com teste rápido para sífilis.

APRESENTAÇÕES

Se apresentaram na concha acústica da praça a Fanfarra da Apae e também as crianças do ballet do Birigui Pérola Clube. Profissionais de educação física também agitaram o público com atividades físicas, conscientizando sobre a importância da prática diária de exercícios.

O Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) realizou ação de conscientização sobre o autismo, cujo Dia Mundial de Conscientização também foi celebrado em abril. Para o público infantil houve brinquedos recreativos, distribuição de bexigas azuis, algodão doce e pipoca.

PARCEIROS

Foram parceiros do evento o Comude, Apae de Birigui, Sesi, Sesc, Core Moviment, indústria ITB, Pérola Clube, Igreja Jesus Cristo dos Santos, ACIB (Associação Comercial de Industrial de Birigui), Gráfica VRA Brasil, Unip Araçatuba e secretarias de Educação, Esportes, Assistência Social, Cultura e Turismo e Segurança Pública.