11/05/2022
Patrulha Rural da Guarda Civil Municipal de Birigui intensifica ações de segurança no campo

Moradores da zona rural de Birigui ganharam em segurança e apoio com a implantação da ronda preventiva da Patrulha Rural, implementada pela Guarda Civil Municipal. O serviço chegou ao município há menos de dois meses, depois que o Governo do Estado repassou duas caminhonetes para a implantação do serviço.

Os veículos, modelo 4x4 a diesel turbo e cabine dupla, equipados com guincho, giroflex, reboque e tecnologia como GPS e rádio comunicador vieram por meio do Programa AgroSP+Seguro. As duas viaturas estão sendo usadas para patrulhar os 400 quilômetros de estradas rurais do município.

ROTINA

O guarda civil municipal que atua na Patrulha Rural, Everaldo Dias, contou que além de promover segurança, o policiamento preventivo também auxilia os produtores na preservação ambiental, levando informação e coibindo crimes dessa natureza.

“Temos cumprido rotina alternada de patrulhamento. No trabalho desenvolvido, procuramos estreitar o contato com os produtores e auxiliá-los não só no quesito de segurança, mas também em outras esferas, por exemplo, orientação e cuidados com o meio ambiente”, contou.

FISCALIZAÇÃO

Como resultado da ação preventiva, ele pontuou que em menos de dois meses de ação, a equipe já foi responsável por seis flagrantes de descarte irregular de entulho/lixo, várias fiscalizações da lei de caçambas, apreensão de animais soltos e resgate de animais abandonados e vítimas de maus tratos.

“A ação fiscalizadora impediu que o descarte incorreto pudesse ser concluído. Além do auto de infração, também orientamos o morador qual a maneira correta de fazer o descarte sem gerar ônus para a natureza e para ele próprio, que ao cometer tal ato, fica passível de multa”, reforçou o comandante da Guarda Municipal, Antônio Carlos André Junior.