13/05/2022
Conselho Municipal de Turismo faz reunião e elege representantes para o biênio 2022/2023

A Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) realizou nesta quinta-feira (12/05) a primeira reunião do Comtur deste ano. A solenidade ocorreu na Casa de Cultura Cristina Calixto, onde foi definida a mesa diretora para o biênio 2022/2023.

O representante de Clubes de Serviços, Gedson Junqueira Bersanete, foi eleito para assumir a presidência, assessorado pelos secretários, membros representantes do Poder Público, Leiliani Demarchi Pelarin e Mauro Henrique Careta.

No encontro, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré, ressaltou a importância da participação ativa de todos, e apresentou a proposta do Governo para o turismo local. “Nesta importante etapa de retomada do Comtur, é fundamental contar com pessoas engajadas, de modo que o setor turístico crie novas possibilidades de negócios e atraia investimentos diversificados para Birigui”, concluiu.

GESTÃO PARA O BIÊNIO

O Comtur é composto por 44 membros titulares e suplentes, sendo 14 representantes do poder público e outros 30 da iniciativa privada, indicados das agências de turismo, hotéis, bares e restaurantes, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, empresas produtoras de eventos, táxi e mototáxi, transportadores turísticos, Acib, Sinbi, Sistema S, Associação dos Artesãos, Universidades e Escolas Técnicas, OAB, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, e Clubes de Serviços/OSC.

De acordo com a lei municipal 6.535/2018, o Comtur tem por objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade, que integram a ação do turismo no município, visando políticas públicas para o desenvolvimento turístico de Birigui. O Conselho tem caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador.