27/05/2022
Sucen treina agentes de endemias de Birigui sobre novo larvicida contra o mosquito da dengue

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui receberam treinamento sobre o uso de um novo larvicida que está sendo distribuído aos municípios para o combate ao mosquito Aedes aegypti. O larvicida em pó foi substituído por um produto em formato de pastilha.

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro Márcio Lunardelli Pachioni e o desinsetizador Abílio José Batista Costa, ambos da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba, na manhã desta quinta-feira (26/05), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Birigui.

Participaram do encontro os 50 agentes de endemias que realizam o trabalho de campo, com visitas casa a casa, no combate à dengue no município. O treinamento foi para passar as informações técnicas sobre o novo produto e a sua forma de uso.

UTILIDADE

O larvicida é utilizado pelos agentes de endemias em locais que são potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. O produto é colocado onde não existe possibilidade de remover a água parada durante as vistorias.

Até então, as equipes faziam uso de um produto em pó, para o qual pesquisas indicaram que o mosquito havia desenvolvida resistência. O novo larvicida possui uma nova composição química e está sendo distribuído em forma de pastilha aos municípios.