27/05/2022
Prefeitura inicia segunda etapa do projeto de modernização da iluminação pública de Birigui

A Prefeitura de Birigui deu início nesta sexta-feira (27/05) a segunda etapa do projeto de modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de tecnologia LED nos postes decorativos da pista de caminhada da rua José Rodrigues Nery, no bairro Vila Isabel Marin.

Ao longo da pista utilizada pelos moradores para a prática de atividades serão instaladas 54 luminárias que vão substituir as lâmpadas de vapor metálica de 250W por 120W de LED, e pintados os 50 postes. Serão investidos R$ 197 mil, com recursos da CIP (Contribuição para Custeio de Iluminação Pública).

A troca das lâmpadas por iluminação de LED trará mais eficiência na iluminação e menos consumo de energia. Outra situação favorável do projeto é a implantação do sistema de telegestão, que permite o gerenciamento e monitoramento das luminárias por meio de dispositivos móveis.

“O sistema torna possível detectar em tempo real a atividades das lâmpadas e fazer programação de eventos como ligar e desligar”, exemplificou o prefeito Leandro Maffeis. “Além de gerar economia aos cofres públicos, essa tecnologia vai trazer mais segurança para quem faz caminhada no local”, completou.

Ainda nesta segunda etapa do projeto estão inclusas as avenidas do Jardim do Trevo, Mário Fiorotto, Arthur Cordeiro e João Cernach (no trecho entre o hospital da Unimed e o Parque do Povo), além dos postes decorativos do Centro da cidade, totalizando um investimento de R$ 2,6 milhões. O serviço é executado pela Samar Iluminação e Engenharia, vencedora da licitação.

CONCLUÍDA

Na primeira etapa do projeto, realizada no final do ano passado, os postes que ficam nos canteiros centrais das avenidas Euclides Miragaia e 9 de Julho tiveram 340 luminárias com lâmpadas vapor de sódio substituídas por tecnologia de LED.

Na Euclides Miragaia foram trocadas 164 luminárias, no trecho que vai desde a rua Saudades até a avenida 9 de Julho. O serviço também foi feito em toda a extensão da avenida 9 de Julho, da rotatória da Rodoviária Nova até a avenida Euclides Miragaia. O investimento total da etapa foi de R$ 1.305,226 milhão.