06/06/2022
Campanha de vacinação contra a influenza e sarampo é prorrogada até 24 de junho em Birigui

As pessoas dos grupos prioritários para a imunização contra a gripe e sarampo ainda podem ser vacinadas em Birigui. A campanha foi prorrogada pela Secretaria Municipal de Saúde até o dia 24 de junho, seguindo definição do Ministério da Saúde.

A vacinação contra as duas doenças continua sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Até o momento, 17.449 pessoas foram imunizadas contra a gripe, atingindo uma cobertura vacinal de pouco mais de 48%.

Podem tomar a dose da gripe pessoas acima de 55 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores e pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

Fazem parte também do grupo prioritário os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, forças de segurança e salvamento e forças armadas. A vacina protege contra três cepas do vírus da influenza: A (H1N1), a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin.

Os profissionais de saúde, educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e das forças de segurança e forças armadas devem apresentar comprovante de vínculo empregatício ativo. Grávidas devem levar cartão do pré-natal e as puérperas o registro de nascimento da criança. Pessoas com comorbidades e deficiência o comprovante da doença crônica.

SARAMPO

Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem receber a dose da tríplice viral, que previne também contra a rubéola e caxumba. A vacina é indicada para profissionais da saúde. A imunização contra o sarampo faz parte do calendário Nacional de Vacinação, ficando disponível durante todo o ano.