06/06/2022
Com 265 contratações em abril, Birigui mantém liderança no ranking regional pelo quarto mês

Com saldo de 265 postos de trabalho criados no mês de abril, Birigui mantém a liderança no ranking regional de geração de emprego pelo quarto mês consecutivo. É o que mostram os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta segunda-feira (06/06).

O saldo positivo é resultado de um total de 1.413 contratações e 1.148 desligamentos. Os números foram influenciados pelo desempenho dos setores de serviços, indústria, construção civil e comércio. No acumulado do ano, o município tem saldo é de 1.863 postos com carteira assinada.

Conforme dados apresentados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, os municípios da região que tiveram melhor desempenho depois de Birigui foram Araçatuba, com saldo positivo de 195 postos formais, e Penápolis, cujo saldo ficou em 116. Andradina fechou o mês com saldo negativo (-11).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, o resultado corrobora com os indicadores positivos da economia biriguiense registrados no primeiro quadrimestre deste ano, com destaque para o crescimento das exportações e abertura de empresas.

“Outro detalhe é o aumento projetado no Índice de Potencial de Consumo, indicador que é um termômetro da expansão do mercado interno dos municípios brasileiros. O resultado colocou Birigui em uma posição de destaque na região, em especial, no crescimento comparado a 2021”, disse.

SETORES

Quem mais contratou foi o setor de serviços, que encerrou o mês de abril com a criação de 112 empregos com carteira assinada, seguido pela indústria, com 92 empregos. A construção civil contribuiu com saldo de 34 postos formais e o comércio com 27 postos de trabalho.

“Todos os grandes setores produtivos contribuíram com o saldo positivo registrado em abril. Esse resultado evidencia a força da economia biriguiense e um equilíbrio entre os setores da economia, desempenho que potencializa o crescimento econômico local e traz oportunidades de novos investimentos para o município”, comemorou o prefeito Leandro Maffeis.