24/06/2022
GCM e Departamento Agropecuário realizam palestra para trabalhadores rurais de Birigui

A GCM (Guarda Civil Municipal) e o Departamento Municipal de Produção Agropecuária promoveram palestra de educação continuada para trabalhadores de uma granja, na zona rural de Birigui. O encontro ocorreu no dia 14 de junho e abriu um ciclo de abordagens previsto para ocorrer em outras propriedades ao longo deste ano.

A palestra foi desenvolvida pelo guarda municipal que atua na Patrulha Rural, Everaldo Dias, e pelo médico Veterinário, Matheus Moreira Beli. Eles explicaram sobre a atuação da Patrulha Rural, recém implementada no município.

Trataram também de temas como segurança primária, segurança viária, direitos e deveres constitucionais e trabalho precário. “Durante esse tipo de aproximação com o público, sempre passamos dicas de como o produtor pode contribuir com a segurança no campo”, afirmou Dias.

Já o veterinário do Departamento de Produção Agropecuária disse que toda a informação passada visa não só contribuir com a melhoria da produção, mas dar ênfase na qualidade de vida de quem atua no campo. “Embora tenhamos encontrado as condições ideais no ambiente de trabalho na propriedade visitada, nosso compromisso é reforçar o quanto esse tipo de investimento é benéfico para a cadeia produtiva”, enfatizou Beli.

O veterinário pontuou que devido ao desgaste físico gerado pela maioria das funções desenvolvidas no campo, o compromisso do programa de educação continuada que começou a ser desenvolvido também é mostrar as possibilidades de equilíbrio para a manutenção da saúde física e mental do profissional e desenvoltura econômica em todo o processo produtivo.