11/07/2022
Modernização da iluminação pública segue nos postes decorativos na região central de Birigui

A Prefeitura de Birigui segue investindo na modernização da iluminação pública do município, com a instalação de luminárias de LED, mais modernas e econômicas. As melhorias, agora, estão sendo realizadas nos postes decorativos na região central.

Estão sendo substituídas 487 luminárias de vapor metálico de 250W por LED de 120W e outras 54 luminárias de vapor metálico de 70W por LED de 40W. Além disso, estão sendo feitas as pinturas de 546 postes decorativos, reposição de fiações furtadas e substituição de eletrodutos em alguns pontos.

O trabalho é feito nas vias onde existem os postes decorativos, como as ruas Saudades, Barão do Rio Branco, 7 de Dezembro, Bento da Cruz, Siqueira Campos, Travessa Dom Pedro, João Galo, avenida Governador Pedro de Toledo, e as praças Dr. Gama e James Mellor.

Estão incluídos ainda os postes da rua Tupi e avenida Nelson Calixto, principais vias de acesso e saída da cidade. Um investimento de R$ 2.069.263,24 milhões, com recursos da CIP (Contribuição para Custeio de Iluminação Pública). O serviço é executado pela Samar Iluminação e Engenharia, vencedora da licitação.

SEGUNDA ETAPA

As melhorias fazem parte da segunda etapa do projeto de modernização da iluminação. O serviço já está concluído na pista de caminhada da rua José Rodrigues Nery e nas avenidas Mário Fiorotto e João Cernach. Faltam ainda as avenidas Arthur Cordeiro e do Jardim do Trevo.

Na primeira etapa do projeto, realizada no final do ano passado, os postes que ficam nos canteiros centrais das avenidas Euclides Miragaia e 9 de Julho tiveram 340 luminárias com lâmpadas vapor de sódio substituídas por tecnologia de LED. O investimento total da etapa foi de R$ 1,3 milhão.

A troca das lâmpadas por iluminação de LED trará mais eficiência na iluminação e menos consumo de energia. Outra situação favorável do projeto é a implantação do sistema de telegestão, que permite o gerenciamento e monitoramento das luminárias por meio de dispositivos móveis.