21/07/2022
Secretaria de Meio Ambiente orienta produtores rurais sobre combate a raiva dos herbívoros

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está disponibilizando orientação gratuita para os produtores rurais sobre as medidas de prevenção contra a raiva dos herbívoros. O trabalho é feito por veterinário, direto na propriedade.

“A doença é fatal, mas pode ser prevenida se foram adotadas algumas medidas com o rebanho”, alerta o veterinário do Departamento Municipal de Produção Agropecuária, Matheus Moreira Beli.

O veterinário da Prefeitura disse que as orientações passadas aos produtores são com base no Programa Estadual de Controle da doença. Entre as estratégias previstas está o incentivo a vacinação dos herbívoros domésticos (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equinos) e o controle da população de morcegos hematófagos.

“Para o Estado, os prejuízos decorrem de gastos com diagnósticos, vacinas e pessoal que atua na prevenção da doença. Para a comunidade internacional a doença é um fator de depreciação do nosso produto. Sendo uma zoonose, representa sérios riscos à saúde pública”, alertou Beli.

A DOENÇA

O veterinário explicou que a raiva dos herbívoros, é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Rabdovírus. O índice maior de infecção é dos bovinos, mas pode atingir outras categorias de mamíferos. A doença é caracterizada por lesões do sistema nervoso central e pode provocar convulsões, tetania, paralisia respiratória, hidrofobia, levando o animal a morte.

A principal fonte transmissora da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Que costuma atacar o rebanho, para sugar o sangue, sua principal fonte de alimentação.

SERVIÇO

Quem quiser mais informações deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica na rua Roberto Clark, 443, Centro de Birigui, das 7h30 às 11h30.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000