25/07/2022
Secultur promove ateliê de podcasts ficcionais na Biblioteca Municipal de Birigui, com Lucas Néia

A Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) de Birigui realiza nesta quarta-feira (27/07), na Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, das 8h às 12h, a oficina "EncenaSom" com o roteirista e dramaturgo, Lucas Néia.

A iniciativa ocorre em parceria com o programa de formação e difusão cultural do Museu da Imagem e do Som. A oficina é destinada ao público com interesse na criação de ficções no âmbito do podcasting.

Ao mergulharem nos meandros da gramática acústica e dos sentidos da escuta por intermédio de exercícios, os participantes serão estimulados a ousar o acontecimento da voz e a articulação desta com outros signos sonoros (música, ruídos, silêncio).

Essa dinâmica culminará na realização de um pequeno “filme acústico” acerca de alguma curiosidade, lenda ou mito da região – ou outro tema ao gosto do grupo. Posteriormente, a audioficção resultante da atividade será editada e finalizada pelo oficineiro com vistas à sua disponibilização nos principais agregadores de podcast por meio dos canais do projeto EncenaSom.

O oficineiro Lucas Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutorando em Ciências da Comunicação pela Eca-Usp (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).

SERVIÇO

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas através do telefone (18) 3644-9677. Podem participar maiores de 16 anos. A Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 73 – Centro.