28/07/2022
Prefeitura de Birigui inaugura creches escolas dos bairros Pedro Marin Berbel e Portal da Pérola 2

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai inaugurar nesta semana as duas novas creches escolas construídas nos bairros Pedro Marin Berbel e Portal da Pérola 2, que totalizam investimento de mais de R$ 3 milhões.

Nesta sexta-feira (29/07), às 17h30, será entregue o CEI (Centro de Educação Infantil) Solange Maria da Silva Franzói, construído na rua Salomão Bento da Silva, 485, no Pedro Marin Berbel. Estarão presentes o prefeito Leandro Maffeis e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.

No sábado (30/07), às 9h, será inaugurado o CEI (Centro de Educação Infantil) Nadima Jorge Abdo, na rua Ernestino Bispo da Silva, 349, no bairro Portal da Pérola 2. As creches foram construídas por meio de convênio com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).

Cada unidade terá capacidade para atender até 150 crianças de zero a três anos de idade. Com 813,78 metros quadrados, as creches escolas são compostas por salas de atividades, berçário, fraldário, lactário, sala de educadores, sanitários infantil e familiar, refeitório, diretoria e secretaria.

HOMENAGENS

O nome da creche do Pedro Marin Berbel é uma homenagem à professora Solange Maria da Silva Franzói, nascida em Birigui em 16 de junho de 1963. Formada em pedagogia com especialização em psicopedagogia, atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora na rede municipal de ensino.

Solange escreveu livros de reflexão sobre a existência humana, educação, sobre a mulher e contos infantis. Acreditava ser a educação parte fundamental para sua vida na qual encontrava estímulo para vencer os grandes desafios que a vida lhe impunha. Faleceu em 5 de agosto de 2012 aos 49 anos.

O nome da creche do Portal da Pérola 2 homenageia Nadima Jorge Abdo, que nasceu em Birigui em 18 de julho de 1923. Casou-se com o senhor Afif José Abdo e teve três filhos. Esposa dedicada e mãe exemplar optou por cuidar do lar e da educação de seus filhos.

Sempre preocupada com os menos favorecidos, Nadima participou no período de 1975 a 1980 do COSBI (Centro de Obra Sociais de Birigui) e de 1980 a 1989 atuou como voluntária no Recanto do Vovô. Faleceu em 12 de fevereiro de 1999, aos 75 anos de idade.