05/08/2022
Secretaria Municipal de Saúde comunica que Birigui não possui caso de varíola dos macacos

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui informa que, durante o processo de investigação a respeito do caso positivo para Monkeypox (varíola símia), no município, identificou que o paciente não é morador de Birigui.

A Vigilância Epidemiológica de Birigui, em contato com o paciente, foi informada por ele - um homem de 28 anos –, que é morador de São Paulo, que no dia 23 de julho, teve os primeiros sintomas da doença e, no dia 31 de julho, procurou por ajuda médica em um PSM (Pronto Socorro Municipal), no bairro da Barra Funda, na capital paulista.

A referida unidade de saúde, então fez o comunicado ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de São Paulo, após o paciente testar positivo para a doença. Portanto, foi desta unidade que saiu a informação de que o doente era de Birigui.

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui já tomou as providências legais para que tal equívoco de informação seja corrigido. Já foi providenciada a documentação pedindo a correção da notificação ao GVE de Araçatuba, para que o mesmo oficie o GVE São Paulo.