08/08/2022
Conselhos discutem implementação de políticas públicas para pessoas com deficiência de Birigui

Integrantes do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e do Comude (Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Birigui se reuniram na última quinta-feira (04/08) para discutir a implementação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência no município.

“Temos que criar uma cultura de respeito e consciência envolvendo as pessoas com deficiência de nosso município. Precisamos criar um ambiente acolhedor dentro de nossa sociedade para encorajá-los, para que deixem de viver reclusos em seus lares”, afirmou o prefeito Leandro Maffeis.

Entre as medidas propostas na reunião está o mapeamento desse público. “Precisamos saber quantos pessoas com deficiência temos em Birigui e quais são suas principais dificuldades”, pontuou a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

A reunião contou com a participação de servidores das Secretarias de Assistência Social, Cultura e Turismo, Esportes, Desenvolvimento Econômico, Educação, Mobilidade Urbana, Saúde, da Diretoria Regional de Ensino de Birigui, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do CTER (Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda).

ATENDIMENTOS

As coordenadoras da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Birigui, Isabela Sanches, Gislaine Galhardo e Bruna Christovam, mostraram como são os atendimentos na entidade. Elas informaram ainda sobre a demanda reprimida existente na entidade.

Durante a reunião também foram apresentadas as demandas de atendimentos feitos pelos serviços de saúde da rede pública municipal. Todos os dados serão utilizados para alimentar um banco de dados que dará base para a continuidade das ações.

BANCO DE DADOS

O diretor municipal de Trabalho e Renda, Marco Aurélio Barbosa de Souza, explicou que para construir a Base de Dados Municipal irá tomar como ponto de partida as informações compiladas no município e a Base de Dados Estadual. “Com as informações, Birigui terá condições de implementar novas ações inclusivas municipais”, explicou o diretor.

Ao final do encontro, ficou acordado que serão traçados caminhos com o objetivo de condução do trabalho junto à política de saúde, como a elaboração de um fluxograma, por exemplo. Todos os servidores que irão atuar na construção e alimentação da Base de Dados Municipal serão capacitados. O primeiro encontro está agendado para o dia 18 de agosto.