19/08/2022
Saúde de Birigui promove Dia D de multivacinação neste sábado, dia 20 de agosto

A Secretaria de Saúde de Birigui realiza neste sábado, dia 20 de agosto, o Dia D da campanha de multivacinação. A iniciativa tem como objetivo atualizar, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), as vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Os atendimentos serão prestados nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e no Ambulatório de Atendimento à Criança, que fica no prédio do Centro Médico, das 8h às 17h. A ação faz parte de uma indicação do Ministério da Saúde.

Neste dia serão aplicadas doses da vacina contra a poliomielite, direcionada para crianças com mais de 1 e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), incluindo aquelas que estão com a vacinação em dia.

Já para a multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes de 0 a 15 anos incompletos, não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Serão oferecidas 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela e Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba).

Fazem parte ainda a Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Maria Helena Martins Yazawa, chama a atenção para que as famílias aproveitem a oportunidade para vacinar ou colocar a vacinação de seus filhos em dia.

“A vacinação é muito importante para mantermos nossas crianças/adolescentes protegidos contra doenças. Por isso, para facilitar esse acesso a Secretaria de Saúde decidiu abrir 12 postos, para atender os moradores de todas as regiões de Birigui”, disse.

APOIO

A vacinação contra a poliomielite conta com o apoio dos três Rotays Clubs de Birigui. Integrantes dos Rotarys Birigui, XIX de Abril e Cidade Pérola estarão durante todo o dia nas UBSs 1 (Vila Bandeirantes, 6 (Recanto Verde) e 11 (Portal da Pérola 2), entregando folhetos e informando a população sobre a importância de manter a erradicação da doença no país.

Em parceria com a Secretaria de Educação, o clube de serviços também enviou ao longo da semana panfletos para as escolas, para que fossem entregues às famílias, sensibilizando a todas para que levem suas crianças para serem vacinadas.

CAMPANHA NACIONAL

A Secretaria de Saúde informa que as campanhas – contra a pólio e de multivacinação - vão até o dia 9 de setembro e as aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, em todas as UBSs do município. 

Ao procurar pelo atendimento, é importante que a carteirinha de vacinação seja apresentada para que possa ser feita a conferência do esquema vacinal.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000