19/08/2022
Japão foi o principal destino dos produtos exportados por Birigui, este ano

O Japão foi o principal destino da pauta exportadora de Birigui nos primeiros sete meses deste ano. Para a ‘terra do sol nascente’ foram 15,18% dos U$ 30,2 milhões em produtos comercializados com outros países. Ou seja, de janeiro a julho deste ano, o Japão comprou US$ 4,5 milhões da produção biriguiense.

Outros 58 países também mantiveram negócios com Birigui, no período, tendo como os principais Argentina (US$ 3,8 milhões); Alemanha (US$ 3,7 milhões); China (US$ 2,4 milhões); Chile (US$ 1,9 milhão); Equador (US$ 1,8 milhão); Bolívia (US$ 1,6 milhão); e Colômbia (US$ 1,06 milhão).

Birigui exportou para praticamente todos os continentes, apresentando importante diversificação de mercados.

CRESCIMENTO

Considerando os sete primeiros meses deste ano, Birigui teve crescimento de 119% nas exportações, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Este foi o 2° melhor resultado dos últimos 25 anos, ou seja, desde 1997, quando foi iniciada a série histórica de indicadores de comércio exterior municipal.

O melhor resultado alcançado nos primeiros sete meses do ano foi em 2013, quando as empresas locais exportaram US$ 40,2 milhões de dólares.

SUPERÁVIT

As importações, nos sete primeiros meses do ano, foram de US$ 18.548.112, gerando um superávit comercial de US$ 11,7 milhões para Birigui. O superávit comercial (diferença positiva entre exportações e importações) cresceu 86,5% no período.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia e compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica da Prefeitura Municipal de Birigui, localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Para o prefeito, Leandro Maffeis, os resultados da inserção internacional de Birigui são bem positivos, evidenciando a força produtiva local e a capacidade empreendedora do município.

“Nota-se a quantidade de países compradores e a diversidade de produtos exportados. Nesse sentido, chama atenção a participação do Japão, como grande parceiro comercial, dado importante tendo em vista que estaremos recebendo essa semana uma delegação de representantes do Japão em nossa cidade para apresentarmos as oportunidades de negócios e investimentos em Birigui”, completou o prefeito.

PAUTA DIVERSIFICADA

A pauta exportadora de Birigui apresentou expressiva diversificação, com mais de 80 produtos enviados ao mercado externo, contendo produtos industrializados, commodities e máquinas e equipamentos.

Os destaques foram: calçados com US$ 10.5 milhões (34,7%); resíduos de metais preciosos com US$ 6,2 milhões (20,2%); soja com US$ 5 milhões (16,4%); transformadores elétricos com US$ 4,3 milhões (14,1%) e, na quinta posição, máquinas e aparelhos para agricultura, com US$ 1,1 milhões, representando 3,75%.

Por outro lado, do ponto de vista das importações, constatou-se a compra de insumos e matérias-primas, utilizadas no processo produtivo industrial, evidenciando o aquecimento da economia local e o aumento da produção.

Também houve a aquisição de máquina e equipamento, que agregaram no aumento da capacidade produtiva e na modernização das empresas biriguienses.

O ranking foi liderado pela compra de produtos laminados planos, com US$ 12,4 milhões, representando 67,0% do total importado. Em seguida, díodos, transístores e semicondutores com US$ 1,4 milhões (7,8%) e, na terceira posição, máquinas automáticas para processamento de dados com US$ 1 milhões de dólares (7,8%).

OBSERVATÓRIO

O relatório integra o projeto Observatório de Inteligência Econômica, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Birigui, através da SDE. Essa estrutura é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Agregar, gerar, disseminar e estimular são as palavras-chave do projeto Observatório de Inteligência Econômica de Birigui. Contato pelo telefone: (18) 3641-6270.