25/08/2022
Gestantes e puérperas participam de palestra sobre aleitamento materno em UBS de Birigui

Gestantes e puérperas atendidas pela rede municipal de saúde, na UBS 10 (Unidade Básica de Saúde), do bairro Colinas, em Birigui, participaram nesta quinta-feira (25/08), de palestra sobre a importância do aleitamento materno para mãe e bebê.

O tema abordado foi “Agosto Dourado: Cada Gota de Leite Vale Ouro”. O encontro foi organizado pelas enfermeiras Mauricéia Bruna Alves Gonçalves, responsável técnica da UBS, e Geruza dos Santos Souza, que responde pelo ESF (Estratégia Saúde da Família), da unidade.

Durante a palestra foram esclarecidos assuntos como cuidados, higienização bucal e como agir nas diversas situações do dia a dia. “Nosso trabalho é no sentido de encorajarmos essas mulheres, mostrando que elas podem e devem fornecer o melhor alimento para seus filhos desde os primeiros momentos de vida”, reforçou Mauricéia.

“Durante o mês de agosto temos algumas ações pontuais, mas nosso esforço para orientar as mamães e futuras mamães é constante”, concluiu a enfermeira Geruza.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o aleitamento materno deve ser mantido até os dois anos de idade, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança.