30/08/2022
Município de Birigui fecha o mês de julho na liderança da geração de emprego na região

A criação de 365 postos de trabalho com carteira assinada no mês de julho garantiu para Birigui, a liderança no ranking regional de empregos. Foram 1.616 contratações e 1.251 desligamentos no período.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência e compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Entre os maiores municípios em número de habitantes da região, o que mais se aproximou de Birigui foi Andradina, que fechou julho com saldo de 205 novos postos de trabalho. Penápolis aparece na sequencia com saldo de 16 novos empregos. Já Araçatuba sofreu desaceleração e encerrou o mês com saldo negativo de 255 postos formais de trabalho.

DESEMPENHO DOS SETORES

O melhor saldo do mês de julho para Birigui foi verificado no setor industrial, que contratou mais do que demitiu, gerando saldo positivo de 246 postos de trabalho. Na sequência, aparecem os setores de comércio (86) e serviços (35).

“Os números voltam a comprovar que os setores econômicos de Birigui vivem movimento de recuperação e expansão”, avaliou o prefeito Leandro Maffeis.

No setor industrial, quase todos os segmentos abriram contratações em julho. As vagas foram verificadas na indústria calçadista; fabricação de produtos diversos; vestuário e acessórios; produtos de metal; máquinas e equipamentos; entre outros.

O setor comercial também gerou oportunidades no comércio varejista e atacadista, assim como na prestação de serviços. “Quando a indústria apresenta bom desempenho, acaba puxando os demais setores, devido à estabilização e ao aumento de renda da população”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.

ACUMULADO DO ANO

Considerando o acumulado do ano – de janeiro a julho -, Birigui também se desponta na geração de emprego formal. Foram 2.536 carteiras assinadas no período.

De acordo com o levantamento do Observatório Municipal de Inteligência Econômica praticamente todos os setores produtivos do município apresentaram resultado positivo. Os que mais se destacaram nos sete meses de 2022 foram: industrial (1.859); comércio (295); serviços (267); agropecuária (2).

O secretário completou que os resultados refletem os avanços da economia local e o compromisso de investidores, poder público e empreendedores com a cidade.

“Avaliamos que estamos em um momento de acelerado crescimento econômico local, cujo desempenho evidência a força e a diversificação produtiva da economia biriquiense”, disse.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O projeto Observatório de Inteligência Econômica é uma estrutura responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade. Dúvidas e demandas de dados e indicadores econômicos do município podem ser obtidas na SDE através do telefone (18) 3641-6270 ou no e-mail: sde@birigui.sp.gov.br.