31/08/2022
Encontro reuniu estomizados atendidos por ambulatório para palestras em Birigui
 

Pacientes atendidos pelo Ambulatório de Feridas e Estomias participaram, nesta terça-feira (30/08), do 1º Encontro dos Estomizados de Birigui. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo “Leonardo Sabioni” da Prefeitura, e teve o apoio das empresas Convatec e Soquímica.

Durante a abertura do encontro, organizado pela Secretaria de Saúde, o prefeito Leandro Maffeis agradeceu a participação dos pacientes e abordou a importância do ambulatório especializado.

“Entendemos os desafios de nossos pacientes, por isso, implantamos este serviço especializado com condições de atender a demanda da cidade com respeito e eficiência”, disse Maffeis.

As palestras foram conduzidas pelo psicológico Sidney Marques e pela enfermeira estomoterapeuta, Silvia Moreira. A enfermeira, Tássia Paludetto Silveira, e a técnica de enfermagem, Flávia Letícia Ramos, do ambulatório de Birigui também participaram do Encontro.

O psicológico realizou dinâmica com os pacientes e mostrou a importância da adaptação e aceitação do paciente. “Não devemos ficar somente no problema e sim explorar às soluções”, reforçou Marques.

RELATO

Já a enfermeira Sílvia, contou sobre sua vida. Portadora da doença de crohn, a profissional é ileostomizada. Mas afirmou que por nenhum momento isso a impediu de buscar seus objetivos.

“Nunca fiquei intimidada na busca de minhas realizações. Fiquei por quatro anos no Chile, onde trabalhei com pacientes estomizados”, disse.

O Ambulatório de Feridas e Estomias de Birigui, inaugurado em abril deste ano, teve o objetivo de concentrar os atendimentos que ocorriam descentralizados, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), do município.

O serviço funciona no prédio do Centro Médico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 12h, mediante agendamento. Lá são feitos uma média de 70 atendimentos mês.

Os pacientes são acompanhados por equipe de múltiplos especialistas, composta por enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista e psicólogo. Os pacientes acamados também são atendidos pelos profissionais em suas residências.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000