08/09/2022
Prefeitura de Birigui resgata tradições com o desfile cívico-militar no Bicentenário da Independência

O desfile cívico-militar organizado pela Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), atraiu grande público na manhã do dia em que o Brasil comemorou os 200 anos de sua independência.

Famílias inteiras foram até a praça Dr. Gama para acompanhar a apresentação das agremiações e a caminhada cívica, prestigiada por entidades da cidade.

“Tivemos um modelo novo, que mesclou tradição com inovação, nesta celebração e, pela participação popular, percebemos que agradou o povo biriguiense”, avaliou o prefeito Leandro Maffeis.

Entre os populares que acompanharam atentos a passagem das agremiações era fácil ouvir frases que lembravam o passado ou o incentivo aos mais jovens do quanto é importante valorizar a pátria e a história do país.

“Depois de tanto tempo sem uma ação popular, mais dois anos de pandemia, o calor humano deu o toque diferenciado para a comemoração que é de todos os brasileiros”, concluiu Maffeis.

ESTIVERAM PRESENTES

O desfile militar de Birigui contou com a participação do Posto do Corpo de Bombeiros; do 2º Batalhão de Polícia Ambiental e de Mananciais; da 4ª Cia. do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária – Araçatuba; da 4ª Cia. de Polícia Militar; da Guarda Municipal; e dos atiradores do Tiro de Guerra 02-008.

Estiveram na Caminhada Cívica: as Secretarias Municipais de Educação e de Esportes; o grupo Melhor Idade; do Instituto Educacional Gumercindo de Paiva Castro; da Organização Bombeiro Mirim; dos grupos de capoeira Memória, Integração e Guerreiros de Capoeira; dos skatistas;  das artesãs da Feira de Artesanato; da Associação de Moradores do Thereza Maria Barbieri; do Clube dos Desbravadores Truli,  da Up – Grupo Educacional;  da Casa do Sapateiro Componentes para Calçados Ltda.

Os moto clubes “Dragões da BR”; Amigos da Rondon; Estilo de Vida; Águias de Cristo – Moto Clube Brasil; e Amigos do Traik UT – Triciclistas, estiveram no evento.

Assim como os antigomobilistas: Clube da Ferrugem; Grupo de Amigos Antigomobilistas; RSS – Rolê Simples e Sempre; além de parte da frota de veículos da Prefeitura.