13/09/2022
Secultur e Pontos MIS realizam oficina gratuita sobre cinema em Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com o programa Pontos MIS, realizará na próxima sexta-feira (16/09), na biblioteca municipal “Dr. Nilo Peçanha”, das 8h às 12h, a oficina “O Cinema Brasileiro e a Independência – Identidade e Representação”, com mediação do diretor e produtor Bruno Cucio.

A oficina é gratuita e contará com emissão de certificado. O objetivo é promover uma discussão sobre o cinema nacional e a independência do Brasil, explorando a representação do momento histórico de 1822 e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento econômico da indústria audiovisual.

O contraste que existe entre o conceito de cinema independente e os grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, também serão tema da ação.

SERVIÇO

As inscrições devem ser realizadas através do e-mail biblioteca@birigui.sp.gov.br com o assunto “Inscrição oficina”, ou pelo telefone (18) 3644-9677. A biblioteca municipal “Dr. Nilo Peçanha” fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 73 – Centro.

PONTOS MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural que atua em todo o estado de São Paulo. Mensalmente, a ação disponibiliza atrações culturais para as cidades parceiras realizarem presencialmente em seus respectivos espaços, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

O Cinema Brasileiro e a Independência: Identidade e Representação

Oficineiro: Bruno Cucio