20/09/2022
Nota das escolas de Birigui no Ideb supera média alcançada por cidades sedes de região do Estado

As Escolas municipais de Birigui superaram a média alcançada pelas 15 cidades sedes de região administrativa do Estado de São Paulo, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A nota apurada entre as escolas de 1º ao 5º ano, foi 7,0, dando ao município também o primeiro lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, no Estado de São Paulo.

Entre as cidades sedes de região, Araçatuba atingiu a nota 6,9 na avaliação divulgada na sexta-feira (16/09) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Na sequência vem São José dos Campos (6,7) e Marília (6,5). A média nacional foi de 5,5. A estadual, 6,1.

Das 14 escolas biriguienses avaliadas, todas tiveram desempenho acima da meta nacional, cuja nota é 6,0. O município teve ainda unidades escolares em destaque entre a 3ª e 6ª posições no Estado.

O índice nacional (Ideb) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), cuja prova avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática.

Embora estejamos falando de um período atípico, onde o ensino foi fortemente impactado pela condição de pandemia em todo o país, a educação de Birigui se manteve na média”, avaliou a secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio.

Para a secretária de Educação o resultado obtido mostra o quanto a educação municipal é compromissada com a qualidade do ensino que presta.

“Gestores e demais profissionais tiveram de se reinventar por conta de uma situação nunca presenciada na história. O Ideb só nos mostra o quanto todos foram versáteis e competentes”, completou Iládia.

Entre as ações de compromisso assumidas durante a pandemia, a secretária elencou a organização das atividades impressas, a busca ativa de alunos, a adição de canais de comunicação, que ajudaram a transpor a barreira física e também o apoio das famílias, que caminharam lado a lado com os educadores.

Segundo a secretária, essas medidas foram fundamentais para a continuidade do ensino durante a pandemia.

Para o prefeito Leandro Maffeis, o resultado do Ideb mostra que Birigui caminha na direção certa no quesito educação. “Investimos na educação, dando qualidade de trabalho para nossos educadores e eles nos mostram o quanto são capazes e fundamentais na construção de futuro”, disse o prefeito.

IDEB

Criado em 2007, o Ideb é um indicador que mede a qualidade dos ensino fundamental e médio, em uma escala de zero a dez. O indicador é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep e Saeb. O Ideb é levantado a cada dois anos.