23/09/2022
Municípios criam Fórum para fomentar desenvolvimento econômico da região

Representantes dos quatro maiores municípios em número de habitantes da região administrativa de Araçatuba se uniram através do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional para fomentar a atração de novos negócios, emprego e renda.

O encontro ocorreu em Araçatuba e uma nova reunião já está agendada para o dia 10 de outubro, quando o grupo dará início as tratativas para oficializar a iniciativa.

A ideia é criar uma frente de trabalho que, após formatado o modelo da frente de trabalho, possa ser expandida para as demais cidades, até envolver os 44 municípios da região administrativa de Araçatuba na frente de trabalho para a atração de novos negócios.

No primeiro encontro foram traçadas diretrizes que irão nortear os trabalhos. As principais frentes apontadas foram: qualificação/relações trabalhistas; infraestrutura (água, energia, saneamento, por exemplo); logística; e atração de empresas (incentivo tributário).

Os temas foram elencados após apresentação de painel com dados e indicadores econômicos da região, compilados pelo economista e diretor de Trabalho e Renda da Prefeitura de Birigui, Marco Aurélio Barbosa de Souza.

Participaram do primeiro encontro os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Marcelo Mazzei; de Birigui, Nivaldo Albani; de Desenvolvimento e Trabalho de Penápolis, Rubens Bertolini; e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Andradina, Marcos Okajima.

“Nossa ideia é organizar para crescermos juntos”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Nivaldo Albani.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Marcelo Mazzei, sugeriu que as reuniões sejam itinerantes. “A medida que formos desenvolvendo uma agenda também vamos tendo a oportunidade de conhecer in loco a realidade de cada município”, disse.