11/10/2022
Guardas Municipais em formação participam de treinamento em prédio desocupado

Os guardas municipais em formação de Birigui participaram de treinamento prático, na última sexta-feira (07/10), no antigo prédio da 4ª Companhia de Polícia Militar. Assim que concluírem o período de formação, os novos GCMs irão integrar o efetivo da Segurança Pública Municipal.

Antes do exercício, os futuros guardas realizaram minuciosa faxina, no prédio que está há vários anos desocupado, na região central de Birigui. Foi retirada grande quantidade de materiais inservíveis e lixo do local.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Birigui, Antônio Carlos André Júnior, o treinamento trouxe para a prática inúmeros temas estudados nas aulas teóricas.

“Trabalhamos incursão em local confinado, uso progressivo da força, situação de barulho, com pouca luminosidade, abordagem com uso de algema, busca pessoal e condução de preso. Enfim, fizemos um mix das aulas teóricas”, explicou o comandante.

No treinamento todos usaram EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e armas de air soft, que garantiram a segurança da instrução. “Dentro do prédio simulamos situações bem próximas de incursões reais, que fazem parte do dia-a-dia de um agente de segurança pública municipal”, completou o comandante André.

O treinamento foi comandado pelos instrutores e inspetores operacionais, Robson Antônio Pereira e Adriano Saleme Melin. Os novos guardas iniciaram a formação em junho deste ano, depois de terem sido aprovados em concurso público.

Integra o grupo 12 mulheres, que serão as primeiras, dos 26 anos de existência da Guarda Municipal de Birigui.