21/10/2022
Plantão Birigui Rosa com exames e vacina deste sábado (21) será na UBS-9 João Crevelaro

O último plantão do programa Birigui Rosa de atendimento em saúde da mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, será neste sábado (21/10), na UBS (Unidade Básica de Saúde) 9 João Crevelaro, no bairro Jardim Santana.

No local serão realizadas coletas de exame papanicolau, teste rápido para sífilis, agendamento de mamografia e orientação para demais atendimentos, das 7h às 13h. O acesso aos serviços será mediante distribuição de senha.

A UBS 9 é a última da agenda de plantões realizados aos sábados. O programa começou em agosto na UBS 1 (Vila Bandeirantes), foi realizado em todos os finais de setembro, percorrendo as 11 UBSs existentes em Birigui.

“Cumprimos uma etapa deste programa, no qual obtivemos boa adesão da população. Agora teremos uma pausa depois de atender uma demanda que estava reprimida”, analisou o coordenador da Atenção Básica, Fernando Gonçalves Silva.

Silva informou ainda que, obedecendo a este mesmo modelo de atendimento, mas de maneira itinerante, a Saúde de Birigui irá iniciar em breve, outro programa que visa atender a população que mora na zona rural do município.

“A descentralização dos serviços e a execução de agendas, darão oportunidades de atendimentos que a população não tem no seu dia-a-dia”, concluiu o coordenador da Atenção Básica.

VACINA

Neste mesmo dia, a sala de vacina também ficará aberta, das 7h às 13h, para atender crianças de 1 a 5 anos incompletos, contra a poliomielite, dentro da Campanha Nacional de Imunização, prorrogada no Estado de São Paulo até o final deste mês.

Crianças e adolescentes até 15 anos incompletos também poderão ter suas carteiras de vacina atualizadas com até 18 tipos de vacinas diferentes.

Haverá aplicação de doses da vacina contra covid-19 para quem não se imunizou contra a doença ou está com o ciclo vacinal incompleto.

SERVIÇO

A UBS 9 João Crevelaro, fica na rua Ernesto Teixeira da Silva, 984, Jardim Santana. O plantão será das 7h às 13h, mediante a retirada de senha, no local. Mais informações pelo telefone (18) 3638-4326.