27/10/2022
Birigui fecha setembro com saldo de 157 empregos com carteira assinada

Birigui chegou ao nono mês deste ano apresentando saldo positivo na geração de postos formais de emprego, com a criação de 157 vagas formais, com carteira assinada, em setembro.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o saldo é resultado de 1.386 admissões ante 1.229 demissões, no período.

Por setor, a indústria novamente foi a maior geradora de postos de trabalhos formais no mês. Em setembro, foram 709 contratações e 488 demissões no setor, o que gerou saldo positivo de 221 novos empregos.

O mesmo ocorreu com os setores da agropecuária (05) e construção civil (03), que juntos obtiveram a saldo positivo de oito novos postos de trabalho.

O resultado para a cidade só não foi melhor porque os setores de comércio (-7) e de serviços (-65) tiveram sensível desaceleração no ritmo das contratações e fecharam setembro com saldo negativo.

ACUMULADO

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, Birigui criou 3.059 postos de trabalho com carteira assinada. Desse montante, 66,5%, ou seja, 2.042 postos correspondem às contratações do setor calçadista.

“A geração de emprego é um dos nossos principais termômetros de recuperação econômica, uma vez que impacta diretamente na vida das famílias. Quanto a essa sequência de saldos positivos, os números reafirmam a vocação de Birigui para a produção calçadista, mas também nos mostram que a vontade de empreender de outros setores já geram resultados e merecem nosso apoio e incentivo”, avaliou o prefeito Leandro Maffeis.