01/11/2022
Prefeitura de Birigui anuncia reajuste de 18,11% na tarifa de água a partir de 1º de novembro

A Prefeitura de Birigui definiu reajuste de 18,11% na tarifa d´água, do município. A correção passa a vigorar nesta terça-feira, 1º de novembro, para todas as faturas com leituras a partir desta data, cujos vencimentos são previstos para dezembro.

As contas de água são compostas por tarifas de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Com a nova definição, a taxa para as residências que possuem faixa de consumo de até 10 m³, por mês, passará dos atuais R$ 15,21 para R$ 17,96.

O Serviço de Água e Esgoto de Birigui é gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Atualmente, no município há cerca de 50 mil ligações de água ativas, sendo aproximadamente 15% deste contingente integrantes da categoria econômica, cujo consumo não excede 10 m³ mensais.

De acordo com o Decreto 7.226, publicado em Diário Oficial do Município (Jornal O Liberal Regional), o mesmo percentual de reajuste também será aplicado para as categorias comercial e industrial.

Na composição da correção foram considerados os acumulados da inflação dos anos de 2020 (4,01%); 2021 (5,19%); e o apurado até setembro em 2022 (4,04%), do IPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Também foi considerada a alta dos insumos, com alguns produtos chegando a até 300% de aumento no período, o reflexo da alta de energia elétrica, assim como o salário dos servidores que atuam na captação, tratamento e distribuição da água. Além disso, o novo valor da tarifa inclui os custos de manutenção da rede.

O último reajuste feito na tarifa de água em Birigui ocorreu em 2019, na gestão passada, antes do início da pandemia da covid-19. A correção anunciada foi autorizada pela Comissão para realização de estudo técnico dos valores das tarifas e as condições de fornecimento de água e coleta de esgotos, nomeada pela portaria 65/2022.

COBERTURA

Atualmente, além do fornecimento de água tratada para toda a cidade, Birigui conta com 100% de sistema de captação e tratamento de esgoto. A cobrança pelo serviço corresponde a 90% do valor apurado para a cobrança da água para ligações residenciais e 100% para as ligações comerciais e industriais.

Portanto, considerando o percentual, a tarifa para água e esgoto para ligações residenciais com consumo de zero a 10 m³ ficará em R$ 34,12, enquanto as ligações comerciais e públicas terá o mínimo elevado para R$ 48,50 e industrial para R$ 60,68.

MENOR

A tarifa do município é menor do que a registrada em outras cidades da região. Em Araçatuba, onde o serviço está sob a concessão da empresa GS Inima Samar, a cobrança mínima gira em torno de R$ 37,42.

Em Andradina, cujo serviço de água e esgoto é de responsabilidade da Águas Andradina, empresa do Grupo Iguá e Sabesp, a cobrança para a faixa de consumo de zero a 10 m³, está em R$ 38,75.