08/11/2022
Birigui recebe oficina gratuita de “atuação para cinema” em parceria com Pontos MIS

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), receberá nesta quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de novembro, na Biblioteca Municipal Dr. Nilo Peçanha, a Oficina gratuita “Atuação para cinema” com Vanise Carneiro.

A atividade faz parte da parceria com Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som. Ao final do evento, será emitido um certificado para os participantes da oficina.

As inscrições poderão ser realizadas por meio do telefone (18) 3644-9677 ou pelo e-mail biblioteca@birigui.sp.gov.br com o assunto “Inscrição oficina”. Os interessados devem informar o nome, idade e telefone. A oficina ocorrerá das 14h às 18h, nos dois dias.

SOBRE A OFICINA

Atuação para Cinema é uma oficina prática, onde serão realizados exercícios com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual.

Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, a oficina apresenta um caminho de exposição do ator, de forma natural, não interpretativa.

As dinâmicas propostas envolvem exercícios para trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), estimulando sua disponibilidade corporal, sensorial e emocional e a conexão com o outro através da ampliação da escuta.

O trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual, explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte, etc.

SOBRE A OFICINEIRA:

Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas, longas-metragens e minisséries para TV.

Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema.

Não se esqueça, quarta e quinta são dias de oficina, aqui na Biblioteca Municipal!