11/11/2022
Prefeitura de Birigui forma 43 novos guardas municipais em cerimônia que será neste sábado

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realiza neste sábado (12/11), cerimônia de formatura dos novos Guardas Municipais. Serão incorporados 43 novos GCMs, entre eles as 12 primeiras mulheres da história da corporação.

A cerimônia será a partir das 9h, na Câmara Municipal, no bairro Alto do Silvares. A turma é a terceira da história da Guarda de Birigui, que este ano celebrou 27 anos de criação. Todo o processo de formação ocorreu no Centro de Formação de Novos Guardas.

Os novos GCMs participaram de concurso público realizado em 2019. Antes de serem efetivados no cargo, como parte do processo de contração, eles tiveram de passar por quase 900 horas de curso de formação que incluiu conhecimentos teóricos e práticos. O treinamento começou em junho deste ano.

“Pegamos uma Guarda Municipal sucateada, sem equipamentos de trabalho, com efetivo insuficiente. Nosso investimento foi no sentido de devolver condições dignas de trabalho e reestruturar a tão importante corporação”, disse o prefeito Leandro Maffeis.

Segundo Maffeis, por meio de emenda parlamentar, foram injetados mais de R$ 1,3 milhão na Guarda Municipal de Birigui. O recurso proporcionou a compra de três veículos Duster, quatro motocicletas, material de trabalho como algemas, reposição de munições, fardamento, computadores, e reestruturação na base, com construção de vestiários e banheiros para receber os novos integrantes.

Todo o sistema operacional de comunicação da Guarda, que também era analógico, foi completamente substituído por tecnologia digital, integrada ao GPS. A mudança melhorou a interação e deu mais agilidade no deslocamento em caso de ocorrência.

CENTRO DE TREINAMENTO

A Guarda Municipal de Birigui estava há duas décadas sem receber novos integrantes. Para que pudesse formar os profissionais que serão incorporados ao efetivo também foi criado um Centro de Treinamento e Formação.

“Todo o treinamento foi delineado e executado pelo nosso Centro de Formação, sob a coordenação da Secretaria de Segurança, do município. Tivemos o cuidado de ir além do exigido pela legislação, para que os novos integrantes pudessem ingressar no trabalho”, explicou o secretário de Segurança Pública, Celso Massanobu Toma.

O comandante da GCM, Antônio Carlos André Júnior, recordou que apesar de terem sido aprovados em concurso público, a formação era item fundamental para que os profissionais pudessem ir às ruas.