17/11/2022
Birigui inicia vacinação contra covid-19 para a faixa etária de 6 meses a 2 anos com comorbidades

A Secretaria de Saúde de Birigui começou a vacinação contra covid-19 em bebês e crianças com idades entre 6 meses e dois anos, 11 meses e 29 dias, que apresentarem comorbidades.

A vacina para esta faixa etária é a Pfizer Pediátrica Baby. O imunizante será disponibilizado às terças e quintas-feiras, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 5 (santo Antônio) e 11 (Portal da Pérola II), das 7h30 às 17h.

No entanto, devido a durabilidade do imunizante após a abertura do frasco, é recomendado que os pais ou responsáveis não deixem para as últimas horas do dia para procurarem pelo serviço.

Ao procurar os postos de vacinação deverão ser apresentados o cartão de vacinação, documentos da criança e comprovação da comorbidade através de laudo médico.

As comorbidades contempladas neste momento da vacinação, conforme informe técnico, são diabetes mellitus, pneumopatias graves, cardiopatias graves, doenças neurológicas crônicas, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, Síndrome de Down e cirrose hepática.

Mais informações pelo telefone (18) 3643-6238, da Vigilância Epidemiológica Municipal.

ESQUEMA VACINAL

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Birigui, o esquema de vacinação para a faixa etária requer três doses do imunizante, sendo as duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira oito semanas depois.

“O Ministério da Saúde recomenda a administração das vacinas contra o coronavírus simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses de idade ou mais”, esclarece a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Maria Helena Martins Yazawa.

DEMAIS FAIXAS ETÁRIAS

A enfermeira lembra ainda que a aplicação das vacinas contra covid-19 segue para as demais idades em Birigui. Com o esquema básico (primeira e segunda doses) liberado para pessoas a partir dos 3 anos, a vacinação contra covid-19 na cidade, atualmente, tem acontecido da seguinte forma: 1ª dose adicional (ou 3ª dose) liberada para todas as pessoas com 12 anos ou mais, 2ª dose adicional (4ª dose) para pessoas com 18 anos ou mais e 3ª dose adicional (5ª dose) para pessoas com imunodeficiência grave que tenham 18 anos ou mais.