25/11/2022
Educação de Birigui investe em formação de gestores escolares com orientações práticas
 

A Secretaria de Educação de Birigui investe em palestras capacitação de gestores das escolas do município. A intenção das ações é fortalecer os profissionais para enfrentarem as demandas do dia-a-dia das unidades de ensino.

Dentro desta política, aconteceu nos dias 7, 8 e 16 de novembro, mais uma rodada de capacitação. Houve palestra com a professora Renata Pierini Ramos, mestre e doutoranda em educação.

Os encontros aconteceram no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura e Birigui, no bairro Morumbi.

No primeiro encontro houve a abordagem promoção da cultura colaborativa, escuta ativa e reconhecimento de conflitos. No segundo momento, tratou-se do caráter processual do Projeto Político Pedagógico, diagnóstico e percurso, feedback produtivo, confronto, conflito e tensões.

Nos encontros seguintes a profissional trabalhou a comunicação nas relações interpessoais existentes no interior da escola, diálogo em conversas difíceis e autocuidado e a importância da liderança do gestor escolar, ciclos de violência escolar e social.

“Iniciativas de formações normalmente têm sido fortalecidas e voltadas aos professores, enquanto que formação para gestores escolares representa uma grande lacuna em políticas públicas voltadas para este público”, observou a palestrante.

A secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, citou o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Luiz Abrúcio, para enfatizar a importância da capacitação dos gestores no resultado final do trabalho executado no ambiente da educação.

“Como coloca muito bem o pesquisador: ‘se o país quiser enfrentar os enormes e complexos desafios da educação, precisará refletir sobre gestão para melhorá-la e, sobretudo, formar gestores qualificados e em larga escala’. E é a partir dessa linha de pensamento que estamos construindo a educação em Birigui”, disse a secretária.

OPINIÃO

Para a gestora escolar do CEI (Centro de Educação Infantil) Anthero dos Santos, professora Márcia Sanches Mestriner, a formação veio ao encontro de muitos sentimentos. “Os conteúdos serão levados para vida profissional assim como para vida particular”, disse.

A professora Kátia Dentello, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Prof. Sebastião Vasques Calçada, “a estrutura dos encontros engrandeceu muito o trabalho. Passamos muito tempo na escola e é necessário que melhoremos como pessoa pra sermos também profissionais mais competentes”, observou.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000