25/11/2022
Moradores do bairro Baixotes vão receber plantão de serviços da saúde neste sábado (26/11)

A Secretaria de Saúde de Birigui fará plantão de atendimento com múltiplos serviços, neste sábado (26/11), das 7h às 13h, no bairro rural do Baixotes. A iniciativa faz parte do programa Saúde Rural, que passará a ser executado no município.

O objetivo da ação é a promoção em saúde na zona rural. “A rotina das pessoas que moram no campo difere muito dos horários em que os serviços são, normalmente, prestados na cidade. Com isso, eles acabam deixando passar situações importantes de cuidado com a própria saúde”, explicou o prefeito Leandro Maffeis ao justificar a intenção da iniciativa.

Durante o plantão rural serão ofertadas consultas médicas, atualização de receitas médicas de portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão, para acesso a medicação de uso diário, e coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, para as mulheres.

Todo o serviço de vacinação e atualização vacinal, incluindo a imunização contra a covid-19, também será disponibilizado. A programação também incluiu orientação sobre cuidados diários com a saúde, com a execução de palestras.

A Secretaria de Saúde Cássia Rita Santana Celestino informou que a organização dos plantões rurais foi um trabalho conjunto com a equipe de atenção Primária e os representantes de bairros dos locais previstos para as ações, a fim de fazer Promoção em Saúde com ações como, vacinação, busca ativa de doenças crônicas, rastreamento de câncer de colo de útero e de mama, dentre outras.