01/12/2022
Birigui fará testagem de HIV e sífilis em todas as UBSs e serviço especializado

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, promove até o dia 7 de dezembro campanha de intensificação de testagem de HIV e sífilis junto à população.

O trabalho faz parte da ação estadual “Fique Sabendo”, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, lembrado nesta quinta-feira, 1º de dezembro.

Todas as 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão realizar testes rápidos gratuitos dentro de seus horários de funcionamento e em horários alternativos.

No SAE (Serviço de Atendimento Especializado), no Centro Médico de Especialidades, o atendimento é das 8h às 12h. Também estão previstas ações extramuro, como em praças públicas e em indústrias da cidade.

DIA D

No próximo sábado, dia 3 de dezembro, Birigui terá o Dia D de Testagem. Das 8h às 12h, uma equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais estará na praça Dr. Gama, no Centro da cidade.

Além da realização de testes rápidos para HIV/Aids e sífilis, serão distribuídos kits de aoutotestes de HIV e panfletos informativos com orientações para a população.

O autoteste de HIV, a pessoa mesmo faz o exame em casa ou no ambiente que se sentir mais segura, sozinha, ou acompanhada de uma alguém de sua confiança, utilizando fluido oral.

PÚBLICO

Todas as ações da campanha “Fique Sabendo” são abertas para a população em geral, enfatizando a adesão dos jovens e todas as pessoas com vida sexual ativa, especialmente os grupos de usuários de álcool e drogas, HSH, travestis, transexuais, profissionais do sexo, pessoas em situação de rua, e aqueles que nunca fizeram os testes.

OFERTA DE TESTES

Testes de HIV e sífilis, bem como de hepatites B e C são realizados em todos os postos de saúde e no SAE durante o ano inteiro. O SAE fica no Centro Médico e os atendimentos são de segunda a sexta-feira. Informações: (18) 3643-6262 – ramais 255 e 212.

HOJE

Nesta quinta-feira (1º), abertura da campanha, a UBS 8 (Jandaia) irá prestar atendimento de testagem rápida e distribuição de testes das 18h às 20h. Também está prevista panfletagem em frente às empresas Sameka e Mundial.

CONFIRA LOCAIS E HORÁRIOS DAS AÇÔES PREVISTAS:

05/12 (segunda-feira) – das 18h às 20h

UBS 1 (Vila Bandeirantes); UBS 6 (Recanto Verde); UBS 7 (Novo Parque São Vicente); UBS 10 (Colinas)

06/12 (terça-feira) – das 18h às 20h

UBS 2 (Jardim Toselar); UBS 3 (V. Isabel Marin); UBS 4 (Costa Rica); UBS 5 (Santo Antônio); UBS 9 (João Crevelaro); UBS 10 (Colinas)