13/12/2022
Birigui recebe prêmio de desempenho em ações de prevenção e transmissão vertical de HIV-Aids

O município de Birigui recebeu o Prêmio “Luiza Matida” pelo trabalho de desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na prevenção de transmissão vertical de HIV-Aids.

O troféu conferido ao município foi apresentado ao prefeito Leandro Maffeis, que elogiou a equipe pelo empenho e ações desenvolvidas no combate à doença. “É bom saber que Birigui é destaque pelo trabalho realizado em prol da saúde de sua população”, disse.

A 4ª Edição do Prêmio foi entregue durante a Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita. A cerimônia ocorreu no início do mês, no Centro de Convenções do Ibirapuera, em São Paulo.

A premiação “Luiza Matida” fez parte da 7º Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Os desafios da eliminação da sífilis congênita – teste, trate e cure a sífilis adquirida”.

Participaram do evento representantes dos 645 municípios do estado de São Paulo, Birigui ficou entre os que melhor desempenharam ações e trabalhos na prevenção de transmissão vertical HIV-Aids.

O Prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014. Ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle do HIV-Aids e sífilis no Estado de São Paulo.

“Quero manifestar meu orgulho por todos os profissionais que contribuíram com essa premiação. Enquanto gestora, receber esse prêmio nesses tempos tão difíceis, é mais uma motivação para nossa equipe continuar lutando”, agradeceu a secretária de saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

Ela agradeceu ainda ao prefeito Maffeis pelo apoio que a administração tem dado para todas as ações da Saúde, no município.

TESTAGEM

Em Birigui, todas as UBSs (Unidades Básica de Saúde) realizam teste rápido de HIV, durante o ano todo, com profissionais treinados e capacitados. As ações são desenvolvidas como o acompanhamento das gestantes que realizam o pré-natal na Rede Municipal de Saúde, com exames previstos no Programa de Mulher e da Criança e no Programa Nacional IST/AIDS. Em caso de diagnóstico de gestante soropositiva, ela passa a ser acompanhada por equipe médica especializada.