05/01/2023
Ouvidoria Municipal realiza 805 atendimentos entre janeiro a dezembro de 2022

A OMPREBI (Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Birigui) realizou 805 atendimentos nos 12 meses de 2022. Desse total, 131 tiveram origem anônima. O canal recebe demandas como denúncias, reclamações, elogios e sugestões referentes a quase todas as Secretarias Municipais, exceto da Secretaria de Saúde que possui sua própria ouvidoria (demandas podem ser enviadas pelo email ouvidoria.sus@birigui.sp.gov.br ou pelo telefone 3643-6232).

De acordo com o ranking de atendimentos prestados, a maior demanda de janeiro a dezembro de atendimentos foi para assuntos relacionados a Secretaria de Obras (31%); seguida de Tributação e Fiscalização (17%); Serviços Públicos (13%); Administração (10%); Gabinete (9%); Meio Ambiente (7%); Mobilidade Urbana (4%); e Educação (3%).

Os assuntos relacionados às Secretarias de Cultura e Turismo; Negócios Jurídicos; Governo; Finanças e Planejamento; Esportes; e Segurança Pública tiveram 1% cada do total dos atendimentos registrados no período..

ASSUNTOS

De acordo com relatório do serviço, os assuntos mais demandados durante o ano de 2022 foram relacionados a IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), alvará de funcionamento de estabelecimentos comerciais, limpeza de terrenos e áreas públicas.

O objetivo da OMPREBI é garantir a participação social com mais transparência e eficiência, buscando o aprimoramento dos serviços públicos.

A carta de serviços, onde está disposta a regulamentação do atendimento e todas as possibilidades dele, pode ser acessada no site da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br).

Conforme a ouvidora municipal, Tausia Isabel Filomena Rodrigues, depois de enviada a manifestação por meio de todos os canais disponíveis, o munícipe pode acompanhar pelo Portal do Cidadão o andamento do processo. Ela orienta que a demanda seja relatada de forma clara, contendo o máximo possível de informações independente do canal utilizado.

“A Ouvidoria recebe reclamações, denúncias, solicitações, informações, sugestões e elogios dos cidadãos e as encaminha aos setores responsáveis para que possam respondê-las e solucioná-las da melhor maneira”, disse.

CANAIS

Para entrar em contato com a OMPREBI o cidadão pode entrar em contato On-line, pelo site da Prefeitura, pelo 0800 771 2156, de segunda a sexta-feira, ou pessoalmente no Centro Administrativo da Prefeitura (das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h), por correspondência (rua Anhanguera, 1155, Jardim Morumbi), e pelo email cidadao2@birigui.sp.gov.br.

“A Ouvidoria é o meio de interlocução com a sociedade, sendo uma excelente ferramenta de gestão que auxilia a administração a aprimorar os serviços públicos. Possui independência e autonomia no exercício de suas atribuições, com o propósito de assegurar os direitos dos usuários”, explicou Tausia.