06/01/2023
Defesa Civil interdita prédio onde funciona o Restaurante Popular em Birigui

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil interditou nesta sexta-feira (06/01) o Restaurante Popular “Ari Alves” de Birigui. Devido ao excesso de chuvas dos últimos dias, o telhado foi danificado, ocasionando infiltrações na laje, forro e paredes. Em virtude da necessidade de reforma, o funcionamento do restaurante está suspenso por tempo indeterminado.

Conforme a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, a interdição foi uma medida de prevenção. “Por causa da infiltração, as placas de gesso do forro correm o risco de cair, colocando em risco funcionários e usuários. A estrutura do imóvel terá de ser reformada para melhor atender a população” justificou.

O prédio foi vistoriado por representante da Defesa Civil e um engenheiro da Prefeitura. Conforme relatório elaborado pelo órgão, problemas de infiltração, com vazamento de água foram encontrados na área do refeitório, rol de entrada, bilheteria, sala da nutricionista, próximo de janelas, na área da cozinha, entre outros ambientes.

Manchas escurecidas de bolor também foram identificadas em várias partes do forro de gesso acartonado, em diferentes ambientes. Tornando o local inadequado sanitariamente para o manejo e produção de alimentos.

No local trabalham 20 profissionais que atuam na administração, operacional e distribuição das refeições. Enquanto a unidade estiver interditada, a mão de obra será realocada em outros setores da administração municipal.

Para que o restaurante volte a receber os usuários e funcionários com segurança, será necessário fazer manutenção em todos os espaços apontados e reforma no telhado. A Secretaria de Obras está providenciando o orçamento para contratação emergencial de empresa para que os serviços sejam executados o mais rápido possível.