10/01/2023
Prefeitura de Birigui recebe trator de R$ 230 mil para ser usado na Patrulha Agrícola

A Prefeitura de Birigui recebeu do Governo do Estado de São Paulo um trator avaliado em quase R$ 230 mil, que será incorporado ao programa Patrulha Agrícola, de amparo aos produtores rurais do município.

O veículo é da marca New Holand, modelo TL5.80, com tração nas quatro rodas e já foi incorporado a frota do Departamento Municipal de Agricultura e Abastecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Conforme o diretor Municipal do Departamento de Produção Agropecuária, Fabio Moreno Martins, o maquinário será utilizado em vários serviços. “Por se tratar de um veículo novo, vai trazer economia ao município, com investimento em manutenção menor e economia de combustível”, avaliou.

O diretor contou que o trator foi repassado a custo zero pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para o município de Birigui a partir de um pedido do prefeito Leandro Maffeis.

“Assim como o caminhão basculante e os equipamentos recebidos em agosto do ano passado, o maquinário será colocado para uso beneficiando os produtores rurais, que necessitam de maquinário agrícola, mas não tem os equipamentos para suas demandas”, disse Martins.

Os equipamentos recebidos no ano passado e já estão sendo usados no programa Patrulha Agrícola foram: grade aradora, subsolador, grade niveladora, roçadeira hidráulica, distribuidor de esteira para calcário, plaina niveladora, perfurador de solo, pá agrícola traseira, plaina dianteira carregadeira e um terraceador de arrasto. Neste caso, houve contrapartida do município para a aquisição.

PATRULHA AGRÍCOLA

Por meio do programa Patrulha Agrícola, pequenos e médios produtores rurais podem fazer uso dos equipamentos, mesmo não sendo dono da propriedade.

Para acessar os maquinários por meio do programa, basta realizar um cadastro no Departamento Municipal de Produção Agropecuária, fornecendo dados simples como RG, CPF, endereço, e justificar o uso dos equipamentos na área rural.

Após a emissão de guia para liberação de uso, é recolhida uma taxa, que varia conforme o implemento agrícola solicitado, tendo como base para cálculo de cobrança a Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), hoje avaliada em R$ 34,26, a unidade.

É ainda de responsabilidade do produtor rural requerente o abastecimento do maquinário, com óleo diesel. Tendo ainda de oferecer a alimentação ao motorista da que o programa disponibiliza para a execução do serviço.

A liberação do maquinário depende de agenda. Em todo o ano passado, foram executadas 70 liberações. No entanto, com a chegada das novas máquinas a expectativa é aumentar esse número de atendimentos.