11/01/2023
Birigui é a 3ª cidade do Estado para se investir aponta ranking do Ministério da Economia

O município de Birigui é o terceiro melhor entre os demais municípios do Estado de São Paulo para se investir, aponta índice do Ministério da Economia que avalia o ambiente de negócios em todo o país.

De acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), edição 2022, cujo resultado foi divulgado no início desta semana, ao somar 542 pontos, Birigui, ficou atrás apenas de Sorocaba que alcançou 571 pontos e São Bernardo dos Campos, que somou 553 pontos.

A capital do calçado infantil ficou à frente de grandes centros como a própria capital do Estado (532); Santo André (510); Jundiaí (503); São José do Rio Preto (496); Praia Grande (490); São José dos Campos (489); Franca (485); Santos (479); Bauru (467); Piracicaba (465), entre outros.

Outro destaque entre as métricas analisadas para a composição do ICM, foi o quesito “Tributação no Município”, que avalia a carga tributária do setor privado e seu potencial para promover melhorias no cenário econômico local, gerando um ambiente amistoso ao contribuinte. Nesse indicador, Birigui ficou em 12° no Brasil, entre os 119 municípios participantes do levantamento.

Para o prefeito Leandro Maffeis, o levantamento ajudará a administração municipal a avaliar as ações já realizadas e a traçar planos de melhoria. “Ficamos em 3° lugar do Estado de São Paulo e entre os melhores municípios brasileiros para se empreender, com avanços no ambiente de concorrência e competitividade”, comemorou.

“Nossa gestão tem trabalhado para desenvolver um ambiente de negócios favorável aos empresários e novos empreendedores, criando condições para o crescimento econômico, a geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida da população”, completou.

Na opinião do gestor público, o ICM também servirá para ajudar Birigui a conquistar recursos com os governos Estadual e Federal, assim como na atração de novos investimentos.

FATORES

Entre os fatores que podem ter contribuído para a posição alcançada por Birigui, está a adoção de políticas públicas robustas, adotadas pelo poder público municipal, para destravar o ambiente de negócios local e o trabalho realizado de maneira conjunta com as instituições do ecossistema empreendedor biriguiense.

De acordo com apontamentos feitos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), em 2022, a cidade consolidou expressivo crescimento nas exportações; melhorou a pauta exportadora; avançou na empregabilidade com a criação de empregos; notabilizou-se pela expansão na abertura de novos empreendimentos; conquistou reconhecimento do segundo APL (Arranjo Produtivo Local), do setor moveleiro; entre outras ações e projetos em prol do desenvolvimento econômico local.

O fortalecimento do trabalho integrado com instituições do ecossistema empreendedor por meio do PDL (Programa de Desenvolvimento Local) de Birigui é outro aspecto apontado como diferencial na trajetória para o fortalecimento econômico.

SAIBA MAIS SOBRE O ICM

O ICM é resultado do trabalho conduzido pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade e pela Advocacia da Concorrência e Competitividade do Governo Federal.

Birigui integrou a primeira edição em 2021, sendo uma das 15 cidades brasileiras participantes da fase piloto de estudos.

Na edição de 2022, houve a participação de 119 cidades, dentre as que quais, as maiores do Brasil em número de habitantes. No entanto, Birigui permaneceu, pois esteve na fase piloto e passou a ser um “case” de sucesso.

Os indicadores avaliados estão distribuídos em nove temas: empreendendo no município; infraestrutura e uso do solo; construindo no município; qualidade da regulação urbanística; liberdade econômica; concorrência em serviços públicos; segurança jurídica; contratando com o poder público e tributação.

A iniciativa tem como objetivo avaliar de forma ampla a competitividade e concorrência no Brasil, visando melhorar o ambiente de negócios nos municípios através da disseminação de boas práticas de empreendedorismo.