16/01/2023
Mais Saúde Rural prestou 110 atendimentos no Assentamento São José, no fim de semana
 

Cento e dez pessoas receberam atendimento médico e ambulatorial durante o plantão do programa Mais Saúde Rural, realizado no último sábado (14/01), no Assentamento São José.

De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, foram realizadas 30 consultas médicas, com mais de 30 medicamentos entregues, realizadas 5 mamografias, colhidos 5 exames preventivos ao câncer de colo de útero, 11 testes rápidos para sífilis, aplicadas 11 vacinas contra a gripe e 18 contra a covid-19.

Entre os atendidos, estava o agricultor José Vilela, de 100 anos, que trabalhou para o ex-dono das terras que deu lugar ao assentamento.

Senhor José, aproveitou a oportunidade para completar o ciclo de vacinação contra a covid-19 e contar boas histórias, demonstrando seu total estado de lucidez

Os atendimentos foram realizados das 8 às 12h, tendo como base o ônibus rosa da saúde, que ficou estacionado em frente ao centro comunitário do bairro, para facilitar o acesso aos moradores.

“A adesão tem sido grande nos bairros rurais que estamos percorrendo. É gratificante dar condições de atendimento para essa parcela da população, levando serviços básicos de saúde, que no dia-a-dia, os pacientes acabam não procurando devido a rotina de vida deles ou por dificuldade de locomoção como é o caso do paciente centenário que atendemos”, avaliou o coordenador da Atenção Básica, Fernando Gonçalves Silva.

PRÓXIMOS PLANTÕES

O objetivo do programa Mais Saúde Rural é percorrer ao longo deste ano todos os bairros rurais de Birigui, com condições logísticas de receber os serviços, que possuem como ponto de partida e de apoio o ônibus rosa da Saúde.

Assim como já vem ocorrendo, a cada visita serão levadas consultas médicas, atualização de receitas médicas de portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão, para acesso a medicação de uso diário, e coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, para as mulheres, entre outros serviços.

A organização dos plantões rurais é um trabalho que está sendo executado em conjunto com a equipe de atenção Primária e os representantes de bairros dos locais previstos para as ações.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000