18/01/2023
Prefeitura de Birigui promove “caça” aos escorpiões em cemitérios da cidade

A Prefeitura de Birigui realizou entre os dias 16 e 17, última segunda e terça-feira, busca ativa para captura de escorpiões no Cemitério da Consolação. Em dois dias de trabalho, foram retirados do local, 160 exemplares do artrópode.

O objetivo da ação realizada pelos agentes do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), da Secretaria Municipal de Saúde, é tentar diminuir a infestação do aracnídeo e cumprir norma técnica do Estado que preconiza o controle com manejo ambiental, por parte dos municípios.

De acordo com a agente municipal de endemias, Rosilene Montanholi, para a próxima semana já está organizada ação no Cemitério da Saudade, localizado na região central de Birigui.

“Também já estão previstas buscas ativas no quarteirão onde está localizado o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Quemil. Região onde há incidência de escorpiões”, apontou a agente de endemias.

ROTINA

Ela informou que o trabalho de busca ativa é realizado de maneira contínua na cidade, tendo intensidade maior em regiões onde há notificações de aparecimento de escorpiões ou registro de acidentes, para controlar infestação.

CUIDADOS

O alerta é para que “parentes e responsáveis” pelas sepulturas efetuem reparos quando necessários e façam a manutenção para que os túmulos não tenham frestas ou espaços evitando que esses vetores possam se instalar e proliferar.

Também nas residências, Rosilene reforça que a população deve colaborar vedando frestas em muros e paredes, instalando telas e redes nos ralos e outras barreiras mecânicas para evitar que escorpiões não adentrem as casas e causem acidentes.

“Orientamos ainda para que a população não deixe materiais como entulhos, telhas, tijolos e madeiras acumulados no fundo do quintal”, completou.

SOCORRO

Em caso de acidentes com escorpião, a pessoa ferida deve ser levada imediatamente ao Pronto Socorro Municipal, que possui o soro antiescorpiônico. Mais informações pelo telefone (18) 3643-6274.