26/01/2023
Prefeitura de Birigui vai inaugurar primeira horta acessível do município, no Pedro Marin Berbel

A Prefeitura de Birigui, por meio do Fundo Social de Solidariedade, vai inaugurar no domingo (29/01), às 10h, a primeira horta comunitária acessível do município. O projeto fica no bairro Pedro Marin Berbel e servirá de modelo para implantação em outras regiões da cidade.

O espaço que fica na rua Ida Zin Paludetto, é dotado de 144 canteiros, com total infraestrutura, e capacidade para atender 36 famílias. Entre os diferenciais do projeto instalado no local está o espaço deixado para a circulação entre os canteiros, que foi pensado de maneira que possa facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida.

Por se tratar de uma atividade de cultivo que demanda a utilização de grande quantidade de água, também foram instaladas torneiras a cada dois canteiros. Os atendidos no projeto também passam a ter assessoramento de um técnico agrícola para auxiliar no manejo.

O projeto de hortas comunitárias segue as regras aprovadas em lei municipal, sancionada no ano passado pelo prefeito Leandro Maffeis, após aprovação na Câmara Municipal.

A lei prevê dar destinação social a áreas ociosas, regularizar os espaços comunitários e o incentivo a práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente.

ECONOMIA

Diferentemente do que ocorria no município, também foi regulamentada a comercialização de parte da produção, incentivando a economia comunitária. Desta forma, um terço da produção pode servir para gerar renda para as famílias.

A mesma proporção da produção deverá ser destinada para as entidades assistenciais do município, como contrapartida pela utilização do espaço. A terceira parte do todo ficará para o consumo das famílias inseridas no projeto.

“Nosso objetivo é contemplar várias frentes, entre elas a economia comunitária, a economia solidária e a segurança alimentar de muitas famílias de nossa cidade”, observou o prefeito Leandro Maffeis.

ÁREA PRODUTIVA

De acordo com levantamento do Fundo Social de Solidariedade de Birigui, atualmente o município tem aproximadamente 10 hectares (equivalente a 10 campos de futebol oficiais), de área plantada dentro do projeto hortas comunitária e agro comunitárias.

Dos 40 pontos existentes, seis deles são exclusivamente agro comunitários, nos quais trabalham um número reduzido de famílias e a produção pode ser toda destinada para a venda.

O projeto hortas comunitárias de Birigui atende cerca de duas mil famílias, admitidas a partir de cadastro e triagem. Interessados em ingressar no projeto podem procurar diretamente o Fundo Social de Solidariedade, que fica na rua Santa Tereza, 365, bairro Vila Xavier. Mais informações pelo telefone (18) 3643-1230.