01/02/2023
Empréstimos do Banco do Povo de Birigui tiveram aumento de 110% em 2022

A agência de Crédito do Banco do Povo Paulista de Birigui celebrou a liberação de R$ 1.231.514,71 no ano de 2022. O aporte financeiro teve aumento de 110% com relação ao ano anterior, quando foram liberados R$ 586.524,65 em contratos de empréstimos.

A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que apontou ainda que, no período de janeiro a dezembro do ano passado, foram celebrados 65 contratos com empresas em quase todos os segmentos ante os 34 contratos verificados em 2021. Os recursos foram liberados às micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte.

Para o prefeito Leandro Maffeis, os números reforçam a vocação empreendedora de Birigui. “Pelo valor liberado e o aumento de um ano para o outro, também ficou claro, o quanto a economia local vem reagindo e demonstrando sinais de recuperação, pós-período de estagnação condicionada pela pandemia de covid-19”, observou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, afirmou que o Banco do Povo de Birigui tem capacidade de dobrar a meta neste ano de 2023. “A agência local tem crédito disponível para que as micro e pequenas empresas possam ampliar seus negócios e fomentar ainda mais a economia do município”, disse.

O Banco do Povo Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido nos municípios em parceria com as Prefeituras. O objetivo do programa é promover a geração de emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, formais ou informais.

PÚBLICO ALVO

O agente de crédito do Banco do Povo de Birigui, Cícero Manoel, informou que as linhas de crédito atendem aos empreendedores formais (MEI, ME, LTDA, EPP, Produtor rural com CNPJ) ou empreendedores informais (incluindo Produtor rural sem CNPJ).

Os valores que podem ser emprestados para os informais vão de R$ 200 a R$ 15 mil. Pessoas jurídicas podem solicitar as linhas de crédito e, para este grupo, a disponibilidade é de R$ 200 a R$ 21 mil.

“O valor liberado pode ser investido na compra de mercadorias, equipamentos, estoque, matéria-prima ou para aprimorar as prestações de serviços”, elencou o agente de crédito.

JUROS REDUZIDOS

Os financiamentos obtidos a partir do Banco do Povo Paulista possuem taxa de juros de 0,35% ao mês, configurando uma das mais baixas praticadas no país.

Os tomadores do crédito têm prazo de 24 a 36 meses para quitar seus empréstimos, conforme a finalidade dos valores pedidos, com carência que varia de dois a três meses, para iniciar o pagamento das parcelas.

CONDICIONALIDADES

Para tomar empréstimo, os interessados precisam atender alguns requisitos como ter faturamento bruto de até R$ 360 mil por ano, para microempresa, e faturamento até R$ 4,8 milhões anuais para pequena empresa e, não possuir restrições cadastrais.

EMPREENDA MULHER

Além das linhas de crédito tradicionais, o Banco do Povo Paulista também lançou em 2021, o Empreenda Mulher. O objetivo é incentivar a independência feminina, possibilitando acesso ao crédito, promovendo e ofertando cursos de qualificação com foco em empreendedorismo, comunicação e tecnologia.

A taxa de juros para a Linha Empreenda Mulher é a mesma que o Empreenda Rápido, porém, o prazo de pagamentos é de 36 meses para capital de giro e 48 meses para Investimento fixo, com carência de pagamento de quatro a cinco meses para iniciar o pagamento das parcelas.

SERVIÇO

O Banco do Povo Paulista de Birigui funciona no piso superior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dentro do prédio da AESCON, na rua Santos Dumont, 360. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (18) 3641-6270.